14 Julho > 14h30
Grupo turco – Parceria UHOT – Turquia
Através do protocolo com a UHOT (e com permanência em Ancas entre os dias 10 e 14 de julho) fará parte do programa o grupo:
- Beylikdüzü Belediyesi Kültür İşleri Müdürlüğü
Grupos Estrangeiros
Através do protocolo com o Cancioneiro de Cantanhede (membro CIOFF), farão parte do programa:
- Gero Axular Dantza Taldea – País Basco – Espanha
- Folk Group “DOLINA DUNAJCA” – Polónia
- Folk Dance Group “Marula” – Geórgia
Grupos Nacionais
- Rancho Folclórico de Paredes do Bairro
- Rancho Folclórico “As Vindimadeiras” da Mamarrosa (Oliveira do Bairro)
Gero Axular Dantza Taldea – País Basco – Espanha
O Grupo surge em 2004 com a intenção de avançar um pouco mais no campo do Euskal Dantza, tradicional do País Basco. Este grupo está ciente de que o objetivo não deve ser apenas salvar e cuidar da sua cultura, mas também trabalhar e dar passos mais adiante.
Fruto disso são os sete espetáculos “Sasi Artean”, “Lamien Basoa”, “Talaia”, “Xereta”, “Argizaiola” e “Itzal Galdua” criados para atualizar as danças tradicionais bascas, enfeitando-as com outras músicas, pintando-as com luzes e mimando-as com técnicas e instrumentos atuais, realizando desta forma espectáculos atraentes, modernos e emocionantes.
Até à data, o grupo GERO fez várias digressões internacionais, conhecendo a França, Bélgica, Holanda, Itália, Portugal, Alemanha, Hungria, Polónia, País de Gales, Escócia, Sérvia, Croácia, Dinamarca, Eslovénia , entre muitos outros países. Vamos apreciar esta nova forma de transmitir a dança e cultura tradicional.
Folk Dance Group “Marula” – Geórgia
O grupo de dança georgiana “MARULA” foi fundado em 1998. O líder do grupo é o Sr. Teimuraz Giorgadze, solista do Ballet Nacional da Geórgia. Os georgianos sempre tentaram salvar suas antigas tradições, a vida espiritual, a história, a música folclórica e a dança, tudo o que é caro para eles.
Desde o início de sua fundação, o povo georgiano tentou defender seu país, porque muitos países queriam capturar sua pátria. Os georgianos encontraram seus inimigos com a espada e seus convidados com hospitalidade. No programa do conjunto há muitas canções folclóricas e danças, que mostram as tradições culturais de diferentes partes étnicas da Geórgia; Canções alegres e divertidas, danças líricas e onduladas, etc.
O grupo apresenta diferentes danças de todas as partes do país e “participou em vários Festivais Folclóricos Internacionais, em diferentes países do mundo: Ucrânia, Azerbaijão, Turquia, Lituânia e Polónia, Chipre, Espanha, Alemanha, Croácia e França.
Folk Group “DOLINA DUNAJCA” – Polónia
O grupo folclórico de “DOLINA DUNAJCA” atua desde 1969. É um grupo amador, da região de Lacko e de Lach de Nowy Sącz. A crescente popularidade, fizeram com que o grupo atingisse um alto nível artístico, bem como a cultura e cordialidade de seus membros têm exercido sempre uma ótima impressão e união com grande aplauso do público.
Muitos sucessos no seu país permitiram que ele participasse em muitos Festivais Internacionais desde 1974 na Suécia e nos anos seguintes tocou, dançou e cantou na Hungria, República Checa, Eslováquia, Bulgária, Alemanha, Itália (muitas vezes), França, Espanha, Sérvia, Macedónia, Rússia, Finlândia, Grécia, Turquia, Líbia, Ilhas Canárias, Chipre, Israel.
“DOLINA DUNAJCA” fez muitas gravações para programas de rádio e TV, e é detentor de imensas distinções dos vários festivais em que participa, tendo como diretor Kazimiera Legutko, coreógrafo Jarosław Sarecki e diretor musical Kazimierz Talar.
Beylikdüzü Belediyesi Kültür İşleri Müdürlüğü – Turquia
As “Danças do Mundo” do FOLK ANCAS-Anadia é um dos 11 festivais “Culturas do Mundo no Centro de Portugal” com o apoio do Turismo Centro de Portugal e do CIOFF.