9 meses de Inverno e 3 de Inferno

1º Sessão: 8 de Julho > 22h > 93min
Local: Auditório ao Ar Livre da Curia – Rua das Tílias
Realizador: João Pedro Marnoto

Sinopse

Na viragem do século e por pouco mais de uma década, a vida encaminhou-me para as terras do Douro e Trás-os-Montes no nordeste de Portugal, onde acabei por viver e trabalhar. Tal despoletou um processo de introspeção pessoal, a questionar certezas cada vez mais acomodadas na planura do mundo. E assim, a cidade ficava para lá do horizonte, e de mim.


Pelos Trilhos do Andarilho

2ª Sessão: 9 de julho > 22h > 60min
Local: Parque da AMIGA – Amoreira da Gândara
Realizador: Rodrigo Lacerda
Produção e ideia originalGEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra

Sinopse

Um documentário-viagem aos caminhos que Ernesto Veiga de Oliveira abriu e  foi o vencedor do prémio etnografia no Cine-eco 2010. Em meados do século XX, uma equipa de etnógrafos assume a monumental tarefa de registar, descrever e inventariar as artes, técnicas e culturas em risco de extinção de um povo. O documentário é centrado na imagem de Ernesto Veiga de Oliveira, homem de inquestionável importância para a compreensão da cultura popular portuguesa que, munido de material de registo, parte a bordo de uma dois cavalos e calcorreia um país esquecido. Um documentário-viagem, uma bibliografia. Sigamos aqui esse percurso, revisitando os espaços de Ernesto, desde a formação do Museu Nacional de Etnologia até aos usos da tradição nos dias de hoje.


A Água Dorme de Noite

3ª Sessão: 10 de julho > 22h > 80min
Local: Paredes do Bairro – Sede do Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro-GFC Associação
Ideia de: GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, PT, 2009
Produção: ZED Filmes

Sinopse

Aos poucos… aos goles. Contar histórias á volta de uma mesa é um hábito que permanece até aos nossos dias. Histórias do dia, história dos outros, histórias que são verdade e histórias que de verdade têm pouco. Uma noite de São João – uma das mais importante festividades populares – permaneceu na memória como um sonho. A história é um ciclo (…) o feminino rosto que nos acorda na noite, mesmo que fisicamente atraente, o sussurrar cândido das mouras encantadas ou os cheiros fortes dos caldeirões desgrenhados provocam o arrepio da morte. (…) O que pode nascer de uma terra seca, semeada por um corpo seco? O valor da água no contexto agrícola é fundamental. Este foi o mote do espectáculo que o GEFAC concebeu no seu 40º aniversário, que talvez por tão emotivo, foi guardado, foi gravado, para mostrar aquela imagem, um reflexo na água e imaginar além do que se vê.


Os Gaiteiros de Coimbra

4ª Sessão: 12 de julho > 22h > 30min
Local: Quinta Convivial, Ancas
Filme/ Cine-Concerto de: Tiago Velhinha Pereira/Tiago Sami Pereira
com a participação de:
Paulo Bastos
João Vila
Gaiteiros Os Carriços
Grupo de bombos “Bate Forte” 

Sinopse

Este espectáculo de cinema ao vivo com música, baseada no documentário existente dos Gaiteiros de Coimbra, feito a partir de uma residência com o músico Tiago Sami Pereira e com o realizador Tiago Velhinha Pereira, com a duração de 3 dias, com músicos da região. A Associação A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria, tem desde 2011 com o realizador Tiago Pereira, vindo a criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas danças e também gastronomia. Esta consciencialização, que é essencialmente um mecanismo de alfabetização da memória, lembra-nos que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo.